O luxuoso (e rentável) mercado imobiliário de Itapema.

Nos últimos anos o mercado imobiliário brasileiro passou por grandes oscilações, principalmente em função da instabilidade econômica do país. Ainda assim, existe um setor específico que tem se valorizado ano após ano: estamos falando do mercado de imóveis de luxo no litoral. Portanto, conhecer as principais razões para investir nesse segmento pode ser muito interessante.

Muitos podem pensar que esse tipo de empreendimento tem uma liquidez menor ou baixo potencial de valorização, porém a verdade é que, na prática, acontece justamente o oposto. Uma dos principais motivos para alguém desembolsar mais dinheiro por um apartamento ou uma casa é a sua exclusividade. Esse é, sem dúvidas, um dos grandes diferenciais dos imóveis de luxo. O público consumidor desse segmento busca por experiências cada vez mais singulares e personalizadas, e no mercado imobiliário isso não é diferente.

Por conta dessa necessidade, diversas construtoras já estão investindo em detalhes que tornem cada unidade um lugar apto a oferecer toda a sofisticação e o máximo de conforto possível, por meio de qualidades que podem ser notadas desde a planta até a prestação de serviços pessoais, como lavanderia e outras conveniências.

Itapema tem se destacado nesse setor na última década, com edificações suntuosas, que vão do estilo clássico ao contemporâneo. A cidade ocupa hoje o primeiro lugar no ranking de imóveis com maior valorização na região.

Créditos: Construtora CNA.

Localização estratégica

É impossível falar de Itapema sem falar da localização privilegiada no litoral norte catarinense. A cidade está à beira da BR-101, acesso fácil e rápido para você que deseja conhecer outros lugares do litoral ou trabalha em outra cidade, por exemplo. Itapema é vizinha de Balneário Camboriú, cidade conhecida por suas noites badaladas, e principalmente, por suas lindas praias. É importante citar também que Itapema está cerca de uma hora de Florianópolis (70km), a bela capital catarinense, e pouco mais de 40 km do aeroporto de Navegantes. Itapema também é porta de entrada dos municípios de Porto Belo e Bombinhas, cidades com belezas naturais encantadoras e contando com a rota das lojas de marca para quem ama compras. 

Economia ativa

Uma cidade que tem como vocação o turismo durante todo o ano. Além disso, Itapema tem também um comércio ativo, que inclui quatro centros comerciais com lojas e marcas nacionais e internacionais, além de um grande número de bares, restaurantes e casas noturnas, que ficam lotados no verão e animam as noites na cidade e na praia. É nesse cenário que surgem os empreendimentos de alto padrão da cidade, promovendo o crescimento do mercado imobiliário da região.

Mercado de luxo

Um ótimo indicador da possibilidade de sucesso de um local para o público que busca imóveis de luxo é o número de celebridades que compram um imóvel no local. Aconselhados pelos melhores analistas de investimento imobiliário, os famosos compram imóveis em locais que combinam uma ótima perspectiva de valorização com as vantagens de um excelente local para as férias.

Assim, eles podem usufruir das residências por muito tempo e ainda terão um alto retorno quando desejarem vendê-las. É um negócio no qual eles sempre saem ganhando. Não é à toa que a estrela do futebol Neymar já possui dois apartamentos em Meia Praia. Ele se soma à lista de proprietários-celebridades que investem na região, encabeçada também por Zezé Di Camargo, o jogador Robinho, Ratinho, Alexandre Pires, etc.

Segurança ao investir

Um grande benefício e que transpassa segurança é o fato de ser um negócio que transcende as gerações. No caso de Itapema, a tendência é que o mercado se mantenha aquecido por décadas. Afinal, mesmo em tempos de crise econômica, os empreendimentos tiveram um crescimento que supera a inflação do período. Quase nenhum outro investimento pode se gabar dessa característica.

Análise do mercado

Apesar de todos os contratempos na economia nacional, Itapema conseguiu surpreender o cenário de desenvolvimento imobiliário. A cidade foi, inclusive, destaque nacional após uma pesquisa realizada pela Revista Exame em associação com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), sendo a quinta cidade com a maior valorização de imóveis usados em 2014, com índice de valorização de 15,3%, enquanto a média nacional foi de apenas 6,9% (praticamente a inflação oficial). Com este resultado, Itapema ultrapassou até mesmo cidades como Balneário Camboriú, Maringá (PR) e Brasília (DF).

A cidade também ocupou, em pesquisa publicada em junho de 2019, o primeiro lugar no ranking de imóveis com maior valorização na região. A informação é do Anuário do Cenário Imobiliário em 2018, que acaba de ser concluído pelo Sindicato da Habitação (Secovi). Os imóveis alcançaram aumento de em média 8,9% no metro quadrado dos apartamentos – o dobro do índice atingido em 2017.

Os apartamentos de quatro dormitórios, de maior valor de venda, foram também os que tiveram maior valorização: o índice alcançou 10,2% entre janeiro a dezembro do ano passado.

A pesquisa avaliou o preço de venda de imóveis em Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú, os três maiores mercados da região. Entre os três municípios, Balneário teve aumento na média de valorização, que saltou de 4%, em 2017, para 5,9% em 2018. Já Itajaí registrou retração – de 5,5% para 0,8%.

De acordo com as pesquisas, o segundo semestre do ano de 2019 e o primeiro trimestre de 2020 será um dos melhores períodos para quem deseja investir em imóveis em Itapema. É importante estar antenado para fazer bons investimentos ainda nesse período, antes que os preços sofram um significativo aumento. 

Aproveite esse momento ideal de mercado para fazer os melhores e mais rentáveis investimentos em Itapema, com toda a segurança que só quem trabalha com as melhores e mais sólidas construtoras da região pode te oferecer.

Entre em contato comigo e vamos juntos encontrar as melhores opções para os seus investimentos no litoral catarinense!

Alex Sandro Pawloski – Imóveis de Alto Padrão em Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo e região.

WhatsApp: 47 9 8469.6047 | E-mail: alex@alexpawloski.com.br

Fontes:

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/dagmara-spautz/itapema-lidera-indice-de-valorizacao-do-mercado-imobiliario-no-litoral

http://www.sindusconcostaesmeralda.com.br/2015/06/19/pesquisa-nacional-aponta-itapema-entre-as-cidades-do-brasil-de-maior-valorizacao-do-metro-quadrado-usado/