Saúde e praia: Como a vida no litoral pode melhorar sua qualidade de vida!

Você já reparou como se sente bem quando está perto da praia? Mesmo que você não seja do tipo que acorda cedo pra tomar um banho de mar ou deteste pegar sol. O  ar fica mais puro e as pessoas parecem mais relaxadas. A energia e a força parecem se renovar nas cidades litorâneas. Sem contar o barulho das ondas que traz paz para embalar noites frescas. Por essas razões, morar na praia se tornou o sonho de muita gente. Não somente pelo charme do lugar mas pelos benefícios para a saúde e o bem-estar para toda a família. 

Esse contato com a natureza tem uma reação única! Imagine poder abrir a janela do quarto e sentir o cheiro do mar, ouvir o barulho das ondas. Já pensou como seria bom poder fazer, todos os dias, uma caminhada na areia com os pés descalços após o café da manhã? Estar em contato com a natureza vai trazer diversos benefícios à saúde e principalmente para a mente.

Respirar o ar puro e levar uma vida mais leve… todos nós precisamos relaxar um pouco de vez em quando, não é mesmo? As vantagens são inúmeras, mas muitas vezes nos esquecemos delas diante de uma rotina corrida e estressante.

A praia é o lugar ideal para exercícios, podendo ser uma espécie de academia a céu aberto. Você pode optar por correr, caminhar, andar de bicicleta, surfar, jogar frescobol, mergulhar, praticar yoga, entre tantos outros esportes que ficam ainda melhores na praia. Tudo isso de forma acessível para todos, sem mensalidades e nem sendo impedido pela falta de tempo, pois caminhar um pouquinho até chegar na areia não vai tomar muitos minutos do seu dia. Você ainda terá um visual incrível e poderá dar aquele mergulho no mar ao terminar de se exercitar, para refrescar seu corpo. É muito mais prazeroso do que ficar preso em uma academia fechada, não é? 

Agora imagine chegar em casa após um dia tenso no trabalho e poder sentar em frente ao mar para relaxar e esquecer os seus problemas. O som e o movimento das ondas têm volume e frequência harmônica, o que funciona como um calmante para o nosso corpo, ajudando a reduzir os níveis de cortisol no corpo (hormônio responsável pelo estresse). 

Além disso, longe dos grandes centros urbanos, o ar do litoral é mais puro, o que tira você da exposição à poluição. Isso porque as praias normalmente estão localizadas em regiões prioritariamente residenciais, ou seja, fábricas e indústrias ficam longe dessa área. 

A vida na praia, cercada de paisagens naturais, tem um ritmo menos acelerado, longe da rotina agitada das cidades, onde você pode respirar antes de tomar grandes decisões e equilibrar melhor o seu tempo. E garanto que você não vai querer abrir mão daquela caminhada no fim da tarde para ver o pôr do sol!

Se você é um apaixonado pela gastronomia, ao pensar na possibilidade de morar na praia logo vem à cabeça aqueles restaurantes com pratos deliciosos de frutos do mar, afinal a sua alimentação acaba se adaptando ao ambiente. A temperatura quente e o clima praiano também são responsáveis pela indução ao consumo de alimentos mais frescos e leves como frutas, sucos e saladas. Você terá à sua disposição ingredientes ricos em nutrientes como o Ômega 3, que é um tipo de gordura essencial para a proteção da saúde cerebral e cardiovascular.

Os dias mais quentes também estimulam o consumo maior de água para manter o corpo hidratado, e é possível frequentar bares que oferecem drinks com muitas frutas, tropicais, música tranquila e uma linda vista para o pôr do sol. Tem como querer mais?

Além de incentivar a prática de atividade física e reduzir o estresse, morar na praia traz outros benefícios à sua saúde. O ar salgado é um bom exemplo. Ele ajuda a melhorar o sistema respiratório, e pessoas com problemas como bronquite e asma, podem respirar muito melhor nas cidades litorâneas. A maresia tem também íons de hidrogênio negativamente carregados que vão ajudar na absorção do oxigênio e, consequentemente, trazer equilíbrio dos níveis de serotonina, um neurotransmissor responsável por regular o sono, o humor, a ansiedade, e muito mais. 

Viver no litoral também vai deixar você mais exposto ao sol. Ele é importante para aumentar os nossos níveis de vitamina D, o que é muito importante para o seu sistema imunológico, diminuindo os riscos de câncer e aumentando os níveis de endorfina no corpo.

Viu como são muitas as vantagens de morar na praia? Mudar-se para perto da natureza não é tão difícil assim, ainda mais quando falamos do litoral catarinense! Agora é só escolher o empreendimento ideal para viver ao lado de quem você ama uma vida com muito mais qualidade.

Entre em contato comigo e vamos juntos encontrar as melhores opções para o seu lazer e descanso no litoral catarinense!

Alex Sandro Pawloski – Imóveis de Alto Padrão em Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo e região.

WhatsApp: 47 9 8469.6047 | E-mail: alex@alexpawloski.com.br