Como saber se o valor do imóvel está de acordo com o mercado?

Descobrir se o valor do imóvel está de acordo com o mercado pode ser uma tarefa complexa, sobretudo em regiões repletas de alternativas e variações.

Entretanto, existem alguns indicadores que podem ser muito úteis na hora de fazermos esse tipo de análise para saber se o valor do imóvel é justo.

Assim é possível fazer uma combinação desses tópicos que serão levantados neste post para tirar as melhores conclusões a respeito do valor do imóvel. 

Confira:

Localização do Imóvel

Este é um dos fatores principais para definir o valor de um imóvel, principalmente nos dias de hoje onde a busca pela qualidade de vida está se tornando prioridade. 

Um bairro seguro, tranquilo e com menos tempo perdido no trânsito é considerado um bairro valorizado. 

A facilidade de chegar à praia, por exemplo, ou áreas centrais, agregam muito valor ao imóvel.

Se existem estabelecimentos comerciais próximos ao imóvel, como supermercado, farmácia ou academia, também são considerados na hora de fechar o valor. 

Áreas de Lazer

Empreendimentos que possuem áreas de lazer tendem a custar mais caro, principalmente em cidades maiores ou capitais.

Logo, é preciso considerar se o prédio possui piscina, academia, saunas, jardins, quadras de esporte e campos de futebol, por exemplo. 

Existem também condomínios que contam com espaços gourmet, podendo ser usados para reuniões e confraternizações com amigos e família.

Características do imóvel

Para determinarmos o valor do imóvel, é importante analisar as principais características do mesmo. Veja, por exemplo, como é a vista da sacada do apartamento. Ele possui cômodos amplos e espaçosos? Como é o tipo de acabamento e qualidade dos materiais empregados no imóvel?

Tudo isso é levado em consideração na hora de definir o valor. 

Vagas de garagem

Com a alta demanda por mobilidade urbana, muita gente opta por adquirir um veículo próprio, logo, precisa de um local para guardá-lo. E sem contar que existem famílias com mais de um automóvel, precisando assim de mais de uma vaga na garagem.

Nesse contexto, é inegável que imóveis com um maior número de vagas de garagem possuem um preço maior. Algumas construtoras e imobiliárias até utilizam o número de vagas como argumento de publicidade para divulgar um imóvel. 

Número de dormitórios

Vamos combinar que não adianta ter um imóvel imenso se ele não possui o número suficiente de dormitórios para acomodar sua família. 

Um imóvel com mais de 3 dormitórios certamente terá um valor maior agregado, de acordo com a média por metro quadrado da região. 

Isso porque assim como as vagas de garagem, o número de dormitórios influencia muito no valor do imóvel.

Variáveis do mercado

Estar por dentro das tendências e novidades do mercado imobiliário é muito importante para você identificar se o valor do imóvel está de acordo com o mercado. 

Isso porque se o preço médio de uma determinada região teve queda, a tendência é que os outros imóveis da região acompanhem essa situação e adaptem o seu valor de acordo com a realidade da região.

Portanto, pesquise os valores de outros imóveis na mesma região, sempre lembrando de fazer essa análise considerando empreendimentos com características parecidas (número de quartos, garagens, área de lazer, acabamento, etc.)

Conte com a ajuda de um corretor de imóveis

Caso você tenha se identificado com um imóvel mas acha que o preço não está de acordo, conte com um corretor de imóveis. Ele sabe te falar se o preço está justo ou não, além de auxiliar nas negociações. 

Um bom corretor de imóveis está preparado para te ajudar nessas situações.

Agora que você já sabe como identificar se o valor de um imóvel está de acordo com o mercado, vai ficar mais fácil fazer uma escolha assertiva!

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo. 

Forte abraço e até o próximo post!

Alex Sandro Pawloski – Imóveis de Alto Padrão em Itapema, Balneário Camboriú, Porto Belo e região.

WhatsApp: 47 9 8469.6047 | E-mail: alex@alexpawloski.com.br